18/01/2026
Jornal Expresso»Notícias»Orientações para o dia da prova do vestibulinho das Etecs

Orientações para o dia da prova do vestibulinho das Etecs

A prova do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) acontecerá no domingo, dia 30, às 13h30. É essencial que todos os candidatos verifiquem seu local de prova com antecedência. Essa informação pode ser acessada na Área do Candidato do site oficial, ou diretamente na Etec escolhida durante a inscrição. Informações não serão enviadas por correio ou e-mail.

O exame será realizado em diversas unidades de ensino em todo o Estado de São Paulo. Os portões das escolas abrirão às 12h30 e fecharão pontualmente às 13h30. Portanto, não será permitida a entrada após esse horário. É recomendável que os candidatos cheguem pelo menos uma hora antes do início da prova para terem tempo de encontrar a sala de aplicação.

Uma vez dentro da sala, os participantes deverão permanecer até as 15h30, quando poderão deixar o ambiente levando consigo o caderno de questões. O candidato terá um tempo total de quatro horas para responder às perguntas da prova.

Mais de 280 mil candidatos são esperados para esta edição do Vestibulinho. Desses, 270.655 se inscreveram para as vagas ofertadas e 12.666 são treineiros.

Para a realização da prova, os candidatos devem levar alguns materiais obrigatórios, que incluem uma caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua. Também é necessário apresentar um documento de identidade original, que deve estar em bom estado e ter foto e assinatura legíveis. Os documentos aceitos incluem:

– RG ou RG digital
– Carteira Nacional de Habilitação (CNH ou digital)
– Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM)
– Passaporte brasileiro válido
– Carteira de Trabalho (CTPS)
– Documento expedido por Ordem ou Conselho Profissional reconhecido por lei
– Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM), para solicitantes de refúgio

O Manual do Candidato informa quais documentos não são aceitos, os itens proibidos e as condutas que podem levar à desclassificação.

No que diz respeito ao conteúdo da prova, o exame para a primeira série do Ensino Médio e o primeiro módulo dos cursos técnicos será composto por 50 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas. Para os cursos de Especialização Técnica, o exame terá 30 questões objetivas direcionadas à habilitação técnica já cursada. A prova da Especialização em Gestão de Projetos (EaD) terá um formato diferente, com 15 questões de Língua Portuguesa, Literatura, Comunicação e Trabalho, além de 15 questões de Matemática do Ensino Médio.

Os gabaritos oficiais da prova serão divulgados a partir das 15 horas do dia 3 de dezembro. A lista de classificação geral dos candidatos estará disponível no mesmo site a partir das 15 horas do dia 15 de janeiro de 2026.