O tempo na cidade do Rio de Janeiro deve ser instável durante a semana, apesar de ter começado com sol. Nesta terça-feira, 2 de outubro, um sistema de baixa pressão no litoral está afetando as condições meteorológicas. Pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de raios e ventos moderados a fortes, são esperadas a partir da tarde. As temperaturas devem variar entre 20°C e 36°C, mantendo-se quentes ao longo do dia.
O Sistema Alerta Rio informa que uma frente fria passará pela cidade na quarta-feira, 3 de outubro, trazendo mais instabilidade. O céu ficará nublado a encoberto e poderão ocorrer chuvas isoladas a qualquer momento. Os ventos seguirão em intensidade moderada, e as temperaturas devem cair, com máximas em torno de 28°C e mínimas em 20°C.
Na quinta-feira, 4 de outubro, a umidade transportada do oceano deixará o céu nublado. Espera-se chuva fraca a moderada, principalmente na madrugada e manhã, com a possibilidade de chuvas isoladas à noite. As temperaturas devem oscilar entre 18°C e 26°C.
A partir da sexta-feira, 5 de outubro, a nebulosidade começará a diminuir gradativamente. Não há previsão de chuvas, e os ventos devem ser de fracos a moderados. As temperaturas devem se manter estáveis, com máximas de 26°C e mínimas de 17°C.
O fim de semana promete ser mais ensolarado. No sábado, 6 de outubro, a nebulosidade deve diminuir, e o céu pode ficar parcialmente nublado. Não há previsão de chuvas, e os ventos devem ser fracos a moderados, com temperaturas variando entre 16°C e 28°C.
Com as previsões de ventos fortes, é importante seguir algumas recomendações para garantir a segurança. Em casa, recomenda-se fechar portas e janelas, além de persianas e cortinas, para evitar que estilhaços se espalhem se alguma janela quebrar. Também é aconselhável fechar o registro de gás, evitar deixar objetos em locais altos e ter cuidado ao usar velas em caso de falta de luz.
Na rua, evite se abrigar debaixo de árvores ou coberturas metálicas e não pratique esportes ao ar livre, especialmente no mar. Procure não ficar próximo a precipícios ou encostas sem proteção e evite estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Esteja atento, pois a queda de árvores pode causar danos na rede de energia.