Após alguns meses de testes, a empresa norueguesa Opera lançou ao público o navegador Neon, que conta com recursos de inteligência artificial. Para utilizar o serviço, é necessário uma assinatura mensal de R$ 19,90.
O Neon foi apresentado pela primeira vez em maio e passou por um período de acesso antecipado para alguns usuários selecionados a partir de outubro. Assim como outros navegadores que utilizam inteligência artificial, como o Comet da Perplexity, o Atlas da OpenAI e o Dia da The Browser Company, o Neon integra um chatbot em sua interface. Isso permite que os usuários façam perguntas sobre as páginas que estão visitando, desenvolvam mini aplicativos e vídeos, e até deleguem tarefas ao assistente. O navegador utiliza o histórico de navegação do usuário como contexto, possibilitando, por exemplo, buscar informações de um vídeo assistido na semana passada ou de um post lido no dia anterior.
O Neon também oferece a criação de “Cards”, que facilitam a execução de tarefas frequentes, e conta com um agente de pesquisa avançado que fornece informações detalhadas sobre diversos assuntos. Adicionalmente, o navegador introduziu uma nova funcionalidade chamada Tasks, que organiza as abas e as conversas com a inteligência artificial em espaços de trabalho. Essa funcionalidade se assemelha a grupos de abas e ao recurso Spaces do Arc Browser, que possuem contextos específicos para cada interação com a inteligência artificial.
Os assinantes do Neon têm acesso a modelos avançados de inteligência artificial, como Gemini 3 Pro, GPT-5.1, Veo 3.1 e Nano Banana Pro. Eles também podem participar da comunidade do Discord da Opera e ter contato direto com os desenvolvedores.
A Opera descreve o Neon como um produto voltado para usuários que desejam experimentar as inovações tecnológicas mais recentes em inteligência artificial. A empresa menciona que fará atualizações frequentes e significativas, com melhorias a cada semana, com base nas contribuições da sua comunidade de usuários.
Além do Neon, a Opera também possui outros navegadores, como Opera One, Opera GX e Opera Air, que oferecem recursos de inteligência artificial gratuitos, como assistentes baseados em chat.
Enquanto isso, outras empresas de navegadores estão adotando uma abordagem mais gradual na adição de recursos de inteligência artificial. Recentemente, o Google destacou os esforços para proteger seus usuários de possíveis ataques relacionados a esses novos recursos. A Brave também anunciou que está testando suas funcionalidades de inteligência artificial em uma versão noturna, criando perfis de navegação isolados para usar esses recursos, de modo a manter a navegação tradicional separada.
