Uma frente fria está se aproximando da costa de São Paulo, trazendo instabilidades climáticas para o estado nesta segunda-feira, 24. O fenômeno é combinado com a umidade que vem da Amazônia, o que resulta em um dia de tempo severo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, indicando risco de tempestade. A previsão é de chuvas intensas, variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia. Os ventos também devem ser fortes, com velocidades entre 60 e 100 km/h, e há possibilidade de queda de granizo.
De acordo com o Inmet, essa situação representa riscos significativos, incluindo cortes de energia, danos a plantações, queda de árvores e alagamentos nas áreas onde a chuva for mais intensa. Na região metropolitana de São Paulo, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) alerta que as chuvas podem ocorrer de forma intermitente, aumentando o potencial para alagamentos.
Nos dias seguintes, terça (25) e quarta-feira (26), os ventos úmidos que sopram do mar devem manter muitas nuvens na faixa leste de São Paulo, que inclui a Grande São Paulo. O céu pode ficar encoberto e há chances de garoa ocasional. Porém, a partir de quinta-feira (27), o clima deverá se estabilizar, e não são esperadas chuvas até o domingo, dia 30, quando outra frente fria pode chegar ao Sudeste, trazendo novas chuvas.
As temperaturas também devem ser afetadas pela chuva, que fará com que os índices fiquem mais baixos do que o normal para esta época do ano. Na capital paulista, a variação de temperaturas desta segunda deve ficar entre 17°C e 22°C. As temperaturas continuarão amenas até quinta na faixa leste do estado e no litoral, enquanto no interior o calor deve retornar a partir de quarta.
Além de São Paulo, o alerta laranja do Inmet abrange outras partes do país nesta segunda. Assim, regiões do norte de Santa Catarina, todo o Paraná, sul de Minas Gerais e todo o Rio de Janeiro também estão sob risco de chuvas intensas. A umidade vinda da Amazônia está prevista para provocar chuvas superiores à média em locais como o oeste do Amazonas, Acre, Rondônia, norte do Mato Grosso, e na divisa entre Tocantins e Goiás. Apenas a costa nordeste, desde o norte da Bahia até o Amapá, e o estado do Rio Grande do Sul não têm previsão de chuvas para hoje.
