A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizará um Feirão de Empregabilidade e Empreendedorismo na próxima terça-feira, dia 2 de dezembro. O evento ocorrerá das 9h às 15h no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, localizado na Avenida Josefa Taveira, 860. A participação é exclusiva para pessoas cadastradas no CadÚnico, um sistema que identifica e caracteriza famílias de baixa renda.
Serão dez empresas de diversos setores oferecendo vagas e realizando entrevistas no local. As oportunidades disponíveis são para todos os níveis de escolaridade, tanto para quem possui experiência quanto para aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho. O Sistema Nacional de Emprego em João Pessoa (Sine-JP) também estará presente para auxiliar no cadastro e na atualização de informações dos interessados.
A coordenadora do Sine-JP, Jessyka Barros, destacou que o objetivo do evento é ajudar as pessoas a saírem da vulnerabilidade social e terem acesso ao emprego formal. Ela ressaltou que a formalização do trabalho assegura direitos, como renda fixa, FGTS, férias e 13º salário. Segundo Jessyka, o emprego pode proporcionar crescimento pessoal e profissional, permitindo que as pessoas se qualifiquem e se desenvolvam em suas carreiras.
Além das empresas que oferecerão vagas, o evento contará com o apoio de diversas agências integradoras, como o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a organização não governamental Renapsi e o Centro Nacional de Aprendizagem Profissional (Cenap). Essas instituições promoverão encaminhamentos para vagas de estágio e para o programa Jovem Aprendiz, que visa inserir jovens de 14 a 24 anos no mercado de trabalho.
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) também participará do feirão, oferecendo inscrições para o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Além disso, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania realizará inscrições e atualizações no CadÚnico durante o evento. Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) estarão fechados nesse dia para que o atendimento ao público possa ser realizado no feirão.
O CadÚnico é um importante instrumento do governo que auxilia na inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais, como o Bolsa Família, e é necessário para a concessão de diversos benefícios estaduais e federais. Para a inscrição e atualização no CadÚnico, é preciso apresentar alguns documentos:
– RG
– CPF de todos os membros da família
– Comprovante de residência
– Carteira de Trabalho
– Título de eleitor
– Declaração escolar de matrícula, caso haja crianças na escola
– Currículos para a participação nas vagas de emprego
A expectativa é que o evento traga novas oportunidades para muitas pessoas em busca de trabalho e desenvolvimento profissional.