21/01/2026
Jornal Expresso»Notícias»Dataprev: multinuvem atende principalmente a serviços do INSS

Dataprev: multinuvem atende principalmente a serviços do INSS

A Dataprev anunciou que completou mais de 120 projetos dentro da sua estratégia de multinuvem entre outubro de 2024 e outubro de 2025. A empresa também está trabalhando em outras 70 iniciativas. A grande maioria, cerca de 84%, das demandas concluídas veio de áreas internas da Dataprev, focadas na melhoria dos serviços que oferecem à população. Essas melhorias podem beneficiar mais de um cliente ao mesmo tempo.

Os 16% restantes das solicitações foram enviadas por diversos órgãos do governo federal. Isso inclui ministérios como o da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Agricultura, Educação, Planejamento e Orçamento, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Agrário, a Casa Civil e o INSS.

As soluções da Dataprev estão ligadas a uma variedade de serviços, como APIs, armazenamento seguro, plataformas de dados e comunicação, além da internalização de sistemas, como o PesqBrasil, que é uma declaração oficial sobre atividades de pesca, feita pelo Ministério da Agricultura. Outros serviços incluem a migração de dados, chatbots, tecnologias de blockchain e plataformas de design e capacitação.

A infraestrutura utilizada pela Dataprev conta com parcerias com empresas como AWS, Google, Huawei e Oracle. O primeiro ano de operação da nuvem da Dataprev mostrou que 51,35% das demandas atendidas foram relacionadas a Infrastructure as a Service (IaaS), que fornece infraestrutura de tecnologia da informação. Em segundo lugar, com 27,03%, estão as demandas que combinam IaaS com Platform as a Service (PaaS), que é a plataforma usada para desenvolver e executar aplicações.

Por outro lado, a Dataprev também está enfrentando dificuldades com o sistema Meu INSS, que ficará sem atendimento presencial e digital entre 27 e 31 de janeiro devido a uma modernização tecnológica. Este aumento na demanda fez com que o aplicativo apresentasse falhas nos últimos dias. Os usuários relatam problemas como erros no aplicativo móvel, dificuldades para acessar o site e problemas no login, com muitos informando que as plataformas não estão carregando.

Na última segunda-feira, a Dataprev explicou que os problemas foram provocados por um aumento inesperado no número de acessos ao Meu INSS. No último dia, foram registradas aproximadamente 8,5 milhões de consultas, um aumento de 143% em comparação à média diária de 3,5 milhões de acessos. Esse volume elevado comprometeu a eficiência e a velocidade de resposta do sistema.