A partir de 1º de março de 2026, os supermercados do Espírito Santo não poderão abrir aos domingos. Essa decisão foi incluída em um novo acordo entre empregadores e empregados do setor e faz parte de uma convenção coletiva que também abrange mercearias, minimercados, atacarejos e lojas de material de construção. O fechamento dessas lojas aos domingos será experimental, com validade até 31 de outubro de 2026.
No entanto, os pequenos comércios familiares que vendem alimentos estão isentos dessa regra e poderão funcionar normalmente. Também é permitido que as lojas de shopping abram, mas os supermercados localizados dentro desses shoppings ficarão fechados aos domingos.
Vale lembrar que, entre 2009 e 2018, os supermercados do Espírito Santo já enfrentaram um fechamento semelhante por conta de convenção coletiva. Após esse período, as lojas foram autorizadas a operar aos domingos, mas a decisão atual revê essa permissão.
Os supermercadistas do interior do estado relataram que não abrir aos domingos ajudou a reduzir custos operacionais. Eles afirmam que manter as lojas fechadas nesses dias diminui gastos com mão de obra, tornando a operação mais eficiente do ponto de vista econômico.
