21/01/2026
Jornal Expresso»Notícias»INSS realiza mutirão no sábado e domingo; saiba mais

INSS realiza mutirão no sábado e domingo; saiba mais

Neste final de semana, dias 24 e 25 de janeiro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizará um atendimento extra em várias agências do Brasil. Este esforço tem como objetivo antecipar os agendamentos que estavam marcados para os dias 28, 29 e 30 de janeiro, quando não haverá atendimento. A interrupção nos serviços ocorrerá tanto presencialmente quanto nos canais digitais.

Entre os dias 27 e 31 de janeiro, todos os canais serão desativados. O portal e o aplicativo Meu INSS, além da Central Telefônica 135, não estarão disponíveis a partir das 19h do dia 27. Isso significa que os segurados não poderão fazer consultas, agendamentos ou utilizar outros serviços online durante esse período.

A suspensão dos serviços se deve a uma migração de dados de um sistema antigo para um novo, realizada pela Dataprev, empresa que cuida da infraestrutura tecnológica do INSS. Esta atualização visa oferecer mais estabilidade, segurança e eficiência no atendimento aos beneficiários.

O INSS explica que a abertura das agências no fim de semana é uma medida de força-tarefa para atender as demandas dos segurados. Essa iniciativa busca evitar que aqueles que precisam de serviços presenciais, como perícias médicas e atendimentos administrativos, sejam prejudicados pela interrupção nos serviços técnicos.

Os segurados que possuem agendamentos para o final de janeiro devem verificar com antecedência se suas datas foram antecipadas para o mutirão ou se serão remarcadas para um dia útil após a reinicialização dos sistemas. O INSS também assegura que os usuários que optarem por atendimento durante a semana após a reabertura terão suas consultas reencaixadas.

Nos últimos dias, o Meu INSS apresentou problemas de lentidão e instabilidade. Desde a noite de segunda-feira, muitos usuários relataram dificuldades para acessar os serviços, tanto pelo aplicativo quanto pelo site. O INSS informou que essa instabilidade foi causada por um aumento atípico no número de acessos, que chegou a 8,5 milhões em um único dia, representando um crescimento de 143% em relação à média diária de 3,5 milhões. Este aumento se deveu a atualizações relacionadas a empréstimos consignados, reajustes de benefícios e a nova alíquota do Imposto de Renda, que isenta os que ganham até R$ 5.000.

Ainda nesta semana, as dificuldades de acesso persistem, complicando a situação para os segurados que dependem dos serviços digitais.