domingo, 07 de dezembro de 2025

Ministério da Agricultura discute renegociação de dívidas no RS

redacao@jornalexpresso.net
[email protected] 1 dia atrás - 2 minutos de leitura

Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Banco do Brasil se reuniram em Porto Alegre, na última quinta-feira, para discutir o endividamento dos produtores rurais. O encontro ocorreu com a participação do Sistema Ocergs e da FecoAgro do Rio Grande do Sul. O principal objetivo foi abordar alternativas de financiamento para ajudar os agricultores a lidarem com suas dívidas.

Um dos temas centrais da reunião foi a Medida Provisória 1.314/2025, que destina R$ 12 bilhões para a renegociação das dívidas dos produtores. A equipe do Banco do Brasil mencionou que a adesão à medida ficou abaixo do esperado e pediu apoio ao Sistema Ocergs para incentivar os cooperados a buscarem a renegociação de suas dívidas. A MP, que foi regulamentada pela Resolução CMN nº 5.247, oferece condições especiais, como prazos de até nove anos e juros diferenciados, para produtores que se encaixam nos programas Pronaf, Pronamp e outros agricultores que possuem subsídios do Fundo Social administrado pelo BNDES.

Como resultado do encontro, o Sistema Ocergs e a FecoAgro se comprometeram a aumentar a divulgação e mobilização nas cooperativas, a fim de garantir que os produtores aproveitem as condições de repactuação oferecidas pelo governo federal. O vice-presidente do Banco do Brasil também se comprometeu a atuar em parceria com o sistema cooperativo para encontrar soluções financeiras e técnicas que atendam às necessidades das cooperativas do setor agro, buscando garantir a sustentabilidade das operações.

Estiveram presentes na reunião o vice-presidente do Banco do Brasil, Gilson Bittencourt, e o superintendente do banco no Rio Grande do Sul, Ricardo Sehn. Do Ministério da Agricultura, participaram Guilherme Campos, secretário de Política Agrícola, e Wilson Vaz. Representando o Ministério do Desenvolvimento Agrário, compareceu José Henrique Silva, coordenador de crédito do Plano Safra para agricultura familiar, acompanhado do superintendente regional. Pelo Sistema Ocergs, estavam presentes o presidente Darci Hartmann, o superintendente Mario De Conto e o gerente de Relações Institucionais e Sindical, Tarcísio Minetto. A FecoAgro do Rio Grande do Sul foi representada pelo diretor Sérgio Feltraco.

Receba conteúdos e promoções