Notas do Enem 2025 serão divulgadas na próxima sexta-feira
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmaram que os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 serão divulgados na próxima sexta-feira, dia 16. A confirmação foi feita pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em um pronunciamento na última sexta-feira, dia 9.
Aos candidatos, será possível consultar as notas individuais da redação e das quatro áreas de conhecimento através da Página do Participante. Para os chamados treineiros, que são aqueles que ainda não concluíram o ensino médio em 2025, a publicação do boletim individual ocorrerá em uma data posterior.
Inscrições para o Sisu e Prouni
O Inep também anunciou que as inscrições para concorrer a uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estarão abertas entre os dias 19 e 23 de janeiro. Já para quem deseja tentar uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), as inscrições ocorrerão entre 26 e 29 de janeiro.
Uma mudança significativa neste ano é que o Sisu passará a considerar os resultados das três últimas edições do Enem. O MEC explicou que a seleção utilizará a nota da edição que resultar na melhor média ponderada, levando em conta a opção de curso, desde que o candidato não tenha sido treineiro.
Aplicação do exame
A edição de 2025 do Enem foi realizada nos dias 9 e 16 de novembro. Entretanto, em alguns municípios do Pará, como Belém, Ananindeua e Marituba, as provas foram aplicadas em datas diferentes, nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30).
No primeiro dia do exame, os participantes responderam questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, as provas foram focadas em Matemática e Ciências da Natureza.
Vagas disponíveis
Segundo informações do governo federal, esta edição do Enem é a maior da história do Sisu em termos de instituições participantes, com uma oferta total de 274,8 mil vagas em 136 instituições públicas de ensino superior no país. As vagas disponíveis serão para cursos que iniciam as aulas tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2026.
Com a divulgação das notas, os estudantes poderão planejar suas próximas etapas acadêmicas, considerando as oportunidades disponíveis no Sisu e no Prouni. Essa é uma fase crucial para os jovens que buscam ingressar no ensino superior e construir suas trajetórias profissionais.
