As inscrições para o concurso da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) iniciaram hoje às 16 horas e estarão abertas até às 16 horas do dia 10 de dezembro. O certame será organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e oferece um total de 101 vagas para os cargos de assistente legislativo, analista legislativo e policial legislativo.
Os interessados em se inscrever devem acessar o site oficial do concurso. As provas estão programadas para serem realizadas no dia 8 de fevereiro de 2026, na cidade de Goiânia. Uma parte das vagas será reservada para grupos específicos: 5% são destinadas a pessoas com deficiência, de acordo com a Lei Estadual nº 14.715/2004, e 20% serão voltadas para candidatos negros, conforme a Lei Estadual nº 23.389/2025.
O processo seletivo incluirá várias etapas. Todos os candidatos deverão passar pela prova objetiva, que é eliminatória e classificatória. Além disso, será aplicada uma prova discursiva, que também tem o mesmo caráter. Apenas para o cargo de assistente legislativo será exigida uma prova de conhecimentos práticos, enquanto os candidatos ao cargo de policial legislativo deverão passar por uma avaliação psicológica e uma prova de aptidão física. Já os candidatos ao cargo de analista legislativo terão uma etapa de prova de títulos, que é classificatória.
As taxas de inscrição variam de acordo com o cargo. Para o cargo de analista legislativo, o valor é de R$ 195, enquanto para assistente legislativo e policial legislativo a taxa é de R$ 120.