22/01/2026
Jornal Expresso»Notícias»Sul do Brasil deve ter sete dias sem chuvas

Sul do Brasil deve ter sete dias sem chuvas

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que a Região Sul do Brasil deverá manter um tempo firme e com baixos índices de chuvas pelos próximos sete dias. Essa condição é especialmente clara nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de uma boa parte de Mato Grosso do Sul, que também não deve registrar chuvas significativas.

Enquanto isso, a situação é bem diferente no centro-norte do país, onde são esperados volumes elevados de precipitação, com Minas Gerais se destacando como uma das áreas mais afetadas. Regiões como Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Campo das Vertentes, Jequitinhonha e Norte de Minas têm previsão de chuvas consideráveis nos próximos dias.

O Inmet emitiu alertas de chuvas intensas para várias dessas regiões. As previsões indicam possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm por hora, ou até 50 a 100 mm por dia. Além disso, essas chuvas poderão ser acompanhadas de ventos fortes, o que aumenta o risco de alagamentos, quedas de árvores, descargas elétricas e interrupções no abastecimento de energia.

Outros alertas refletem o potencial para chuvas intensas em áreas ainda mais amplas do centro-norte do Brasil, com volumes esperados entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm ao longo do dia, novamente com a possibilidade de ventos fortes.

Essas condições climáticas devem persistir, exigindo atenção dos moradores, especialmente nas regiões mais atingidas.